segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Movimento estudantil???


Debate de movimento estudantil:

Relatoria da Reuniao do grupo do dia 05/10 sábado

O que é o movimento estudantil?

Com estudantes sujeitos da ação
Movimento social
Estudantes organizados
Pauta comum
Pode reivindicar mudanças estruturais ou não


Características do movimento estudantil:

Policlassista
Transitório: constantemente renovado - pelo fato dos estudantes passarem poucos anos na intituição de ensino
Conjuntural: tem uma tendência em depender da conjuntura para ter uma pauta que realmente mobilize e o fortaleça


Problemas do ME:

Depender da conjuntura: Houve alguns momentos na história que o movimento estudantil pautou a conjuntura e não a conjuntura pautou o ME. (greve do terço). Este é um dos desafios do ME, ele deixar de depender da conjuntura.

Crise de direção: As direções das entidades não correspondem aos anseios dos estudantes e não fortalecem o movimento estudantil. (DCE Unb e UNE)

Estrutura: A cultura e o modelo político de estrutura do Me ainda se espelha na década de 30 por isso o presidencialismo na maioria das entidades e as ações burocratizadas e verticalizadas que exclui muitos atores/grupos da universidade.

Ciclo vicioso: A transitoriedade do ME faz que os aprendizados muitas vezes se percam de uma geração para outra. Os estudantes poderiam ter uma força maior e mais objetividade nos seus trabalhos se entrássemos no “ciclo virtuoso” (especificações a frente)

Problemas do ME Unb:

- Falta participação (integração/contato com os estudantes);
- Poucas ações de mobilização;
- Falta pauta/objetivos;
- Poucos estudantes se reconhecem como um importante ator de mudança na Universidade (incorporam valores de inferioridade);
- Dialogamos e disputamos pouco a opinião dos estudantes (linguagem e falta de política);
- Perdemos a criatividade;
- Falta caráter pedagógico dos espaços (organização e democracia que traz politização);
- Falta compromisso e respeito com as instâncias do ME (encaminhamentos, métodos, votações, convocatórias, etc);
- A comunicação/integração da rede do movimento estudantil não funciona (grupos extensão, CAs, pets, DCE, outros);
- Muitos atores importantes da universidade não se enxergam enquanto ME e nem o “ME tradicional” os aproxima;
- Os grupos políticos organizados (DCE e Nada Será como Antes) têm muito marketing, são muito fechados e possuem pouca ação concreta (oportunismo);
- As gestões de entidades não têm projeto político claro (dispersão dos membros);
- As ações do ME reforçam as opiniões preconceituosas que a sociedade tem sobre ele;
- Falta unidade entre os grupos para pautas comuns (pouco se trabalha as convergências);
- Há uma supervalorização da entidade DCE e pouca ação cotidiana nos CAS e demais espaços.

Propostas para um Ciclo Virtuoso no DCE (aguardando relatoria)






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