Emanuel Holanda Barroso
Estudante de Gestão do Agronegócio - UnB
A universidade brasileira na era do conhecimento é o tema da palestra gratuita que o professor Luiz Davidovichi, membro da diretoria da Academia Brasileira de Ciências (ABC), esta palestra foi ministrada na UnB na segunda-feira, dia 13, às 16h30, no auditório da reitoria. A palestra falou sobre ensino superior e um pouco sobre pesquisa.
Ao falar sobre ensino superior. A palestra fez uso de comparações com os Estados Unidos além de uma com a Coréia. Além de apontar problemas no ensino superior. Ele também disse como a educação deveria ser e onde as mudanças foram implementadas. Alem de propor um conselho independente. Ele ainda disse que a situação da educação no Brasil e caótica. Porem disse que a situação deve ser debatida. Além disso, ele disse que o problema do ensino deve ser resolvido desde o ensino básico e ainda criticou a excessiva concentração de pesquisas nas universidades brasileiras. Essa critica foi feita através da comparação destas com as universidades da Coréia e dos Estados Unidos.
Ele mostrou problemas enfrentados pelo ensino superior. A falta de vagas nas universidades. A grande concentração dos cursos de humanas já que 88% das matriculas no Distrito Federal são nos cursos de Humanas, 11% das pessoas nos de engenharia. Para isto apontou como soluções a maior diversificação do ensino superior através dos coleges, alem da expansão dos cursos noturnos.
Ele argumenta que os cursos de ensino superior devem ser compostos de ciclos relativamente curtos e pouco especializados. Caberia as empresas especializar os trabalhadores. Já que o conhecimento avança rapidamente e o recorte das profissões e altamente instável
Ao falar sobre onde foram implantadas as mudanças, ele disse que as propostas para os cursos de ensino superior foram implantadas na faculdade do ABC. Contudo esta realidade é diferente na universidade de Brasília. Segundo a professora de química formada em farmácia, já que esta tem uma história e nela os professores teriam dificuldade de adaptação às mudanças, além de possivelmente não termos massa crítica. Outro problema vivido pelas universidades publicas seria a falta de vagas, visando resolver este problema deve-se segundo ele ampliar os cursos noturnos. Contudo para que eles se configurem como uma solução para este problema e importante dar maior infra-estrutura ao campus à noite não mantendo somente as salas de aula abertas. Mas também lanchonetes e biblioteca.
Ao falar sobre os coleges diz que são instituições de ensino de nível superior, que apresentam cursos de dois a três anos. Eles seriam outra solução para a falta de vagas, pois para matricular e manter alunos em coleges é muito mais barato que matricular e manter nas universidades. Eles não são uma forma de segregação, já que depois deles pode-se continuar a formação em uma universidade. Existem alguns coleges nos Estados Unidos financiados pelo Estado.
A universidade modular também apresenta-se como uma solução para a o ensino na medida em que contribui para a redução da evasão no ensino superior, já que não se obriga os alunos a realizarem escolhas prematuras.
Outro problema vivido pela universidade segundo ele seria a excessiva concentração das pesquisas nas universidades públicas.
Ele demonstrou a excessiva concentração através de comparações com Estados Unidos e Coréia, argumentou que deveria continuar a concentrar as pesquisas, a professora argumentou que a iniciativa privada não está interessada em desenvolver pesquisas, tornando necessária uma grande participação da universidade pública.
Ele argumentou que os conselhos independentes são instituições que ficariam responsáveis pela avaliação do ensino superior. Eles são necessários, já que é complicado avaliar a qualidade das instituições, além de agregar vários ministérios.
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